Clínica Corpo e Arte

Laser é utilizado para combater o ronco

O laser é uma das mais recentes tecnologias para o tratamento do ronco. A ponteira utilizada no procedimento possui um design que alcança áreas com pouco espaço de maneira rápida e eficiente, promovendo a contração das regiões mais flácidas, salvando casamentos e melhorando a qualidade do sono. O uso do equipamento é uma das formas mais eficazes de acabar com o ronco, um problema que atinge principalmente os homens (75% dos casos), a partir dos 35 anos.

Dentre as várias causas do ronco, na maioria das vezes ocorre um enfraquecimento do tônus muscular da língua e da garganta (úvula, palato mole e amígdalas). Com a flacidez, a língua relaxa e encosta na parte posterior da garganta, dificultando o fluxo aéreo durante a respiração, causando a vibração e o barulho do ronco, devido à pressão do ar.

Estatisticamente, tanto homens como mulheres tendem a roncar mais com a idade. “Por volta dos 35 anos, a taxa de GH (hormônio de crescimento) cai 75% nas mulheres. Como esta substância está relacionada à juventude e à musculatura forte, seu decréscimo coincide com a fase ‘roncadora’. Até os 35 anos, os homens roncam mais que as mulheres – 4 para 1. Aos 40, as mulheres empatam com os homens”. (Eu ronco, e daí? – Revista Vogue).

O laser disponível na clínica Corpo e Arte para o tratamento do ronco tem a vantagem de ser aplicado em ambiente ambulatorial, sem riscos de sangramentos ou infecções, é rápido, indolor e seguro. O procedimento dura cerca de 20 minutos e é feito com anestésico em spray. São preconizadas até 5 aplicações. Lembrando que a técnica é indicada especialmente em casos de ronco leve e moderado.

O procedimento é indolor, pois a luz é pulsada, e não contínua, o que faz com que o aparelho atinja a temperatura ideal para estimular o colágeno gradualmente. O tratamento com o laser vem para auxiliar o paciente à melhoria na qualidade de vida, garantindo tratamentos mais seguros, mais confortáveis e mais eficientes. Os modos de operação são inovadores, utilizando tecnologia avançada.

Importante antes de realizar esse procedimento, a Dra. Elaine Prandel, médica Otorrinolaringologista, fará uma avaliação do paciente e definirá a necessidade do tratamento laser ou indicará a melhor técnica no caso de outras comorbidades ou ronco e apnéia grave.